Perdiz

Perdiz

É conhecida no Brasil como perdizperdigão (sul do Brasil) ou inhambupé(NE do Brasil), é a espécie Rhynchotus rufescens , ave da família dosTinamídeos, de pequena distribuição geográfica no Brasil. Terrícola, mede entre 35 e 37 cm, habita os campos sujos, cerrados e caatinga. Alimenta-se desementesinvertebradosraízes e frutos. É ave cinegética por excelência, sendo caçada com auxílio de cães (tiro ao vôo) e por meio de pio de madeira específico (setembro a outubro).

É o maior tinamídeo campestre no Brasil, sua plumagem apresenta excelente coloração de camuflagem ou mimetismo, com a vegetação de seu habitat. Sua criação em cativeiro apresenta resultados muito favoráveis em termos de reprodução, resistência a doenças e facilidade no manejo, possibilitando inclusive a sua criação como ave de corte.

Apesar de ser conhecida como perdiz, esta ave não

pertence à família Phasianidae.

 

A perdiz é uma ave tinamiforme da família Tinamidae.

Seu nome científico significa: do (grego) rhunkhos = bico; e otës = apresentando, característico; e do (latim) rufus = vermelho; rufescens = avermelhado. ⇒ Ave avermelhada e com bico característico.

Também conhecida como perdigão (Rio Grande do Sul), napopé e inhambupé (Nordeste).

Características

Ave terrícola, mede entre 35 e 37 cm de comprimento, sendo a maior ave campestre da família Tinamidae. É muito semelhante à codorna-amarela, diferindo dessa por ser muito maior e pelo pio diverso.


Detalhes

  • Valor: Valor Sob Consulta

  • Disponibilidade:




Animais Relacionados