Jaó

Jaó

O Jaó - Crypturellus undulatus  é uma ave tinamiforme da família Tinamidae.

Seu nome científico significa: do (grego) kruptus = escondido, oculto; e oura = cauda;crypturellus = diminutivo de crypturus; e do (latim) undulatus = com ondas, ondulado, onda. ⇒ Pequeno Crypturus ondulado ou pequena (ave) com ondas e cauda escondida.

Também conhecido como Macucauá e Sururina (Amazonas e Pará). Pertence a uma das mais antigas famílias do continente sul-americano, os tinamídeos. Com formato de corpo semelhante a galinhas, embora sem nenhum parentesco próximo com os galináceos. Seus registros fósseis no continente chegam a 10 milhões de anos atrás.

Características

Mede cerca de 31 cm de comprimento.

O jaó desloca-se pelo chão da floresta quase sem fazer ruído, apesar de ser relativamente corpulento. Sua plumagem cinza amarronzada do dorso é finamente estriada.

Seu nome comum deriva do pio longo, assobiado e um pouco melancólico, emitido o ano todo, com mais freqüência no período reprodutivo. Parece que está dizendo “Eu sou Jaó”, com maior ênfase no final. Escutado no início da manhã e do meio da tarde até o escurecer. Algumas vezes, pia em noites de lua cheia.


Detalhes

  • Valor: Valor Sob Consulta

  • Disponibilidade:




Animais Relacionados