Fogo apagou- squammata

Fogo apagou- squammata

Fogo-apagou é uma ave columbiforme da família Columbidae.

Seu nome científico significa: do (latim) columbina = referente à família Columbidae; e do (latim) squamatus = referente a escamas, escamada. ⇒ Pombinha com escamas ou pombinha escamada.

O nome popular fogo-apagou é sem dúvida a melhor tradução escrita para o canto desta ave, um dos sons mais típicos da “roça”.

Recebe os nomes populares de rolinha-carijó, fogo-pagô (onomatopeico), rola-pedrês, Felix-cafofo (Paraíba), paruru e galinha-de-Deus. Na região mais setentrional do Nordeste brasileiro, precisamente no interior dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, Columbina squammata é chamada pelos moradores locais de rolinha-cascavel ou rolinha-cascavilinha devido ao padrão da plumagem lembrar o aspecto das escamas da cobra cascavel (Crotalus durissus)

Na música popular, deu nome à composição de Sá e Guarabyra Fogo Pagô, que traz os versos:

Fogo pagô que encantou
Levou embora
Ai, teus murmúrios na memória…

Foi cantada também por Luiz Gonzaga.

Características

A característica mais marcante desta espécie é o padrão escamado da plumagem, que lhe proporciona camuflagem. A cor de base é o bege. Quando em voo é possível ver uma faixa branca na base da asa, seguida pela faixa branca da lateral da cauda. Mede cerca de 19 centímetros.


Detalhes

  • Valor: Valor Sob Consulta

  • Disponibilidade:




Animais Relacionados